terça-feira, 5 de setembro de 2023

JOGOS OLÍMPICOS DE MONTREAL 1976


 

Lanny Bassham

A glória do vencedor

A partilha da vitória

 

 

 

Uma despudorada verdade - um atleta só o é, na completa acepção da palavra e da realidade, quando a par das suas capacidades técnicas, alia as de um homem de carácter – porém, esta afirmação se esvai quando os são princípios do desporto são, completamente desvirtuados e muitos atletas são permeáveis a processos incorretos e podem vender a alma ao diabo em busca da suprema exultação da vitória.

Foi um momento muito especial com a atenção assistente centrada naquela cerimónia final de atribuição de prémios, um pódio e três atletas no crucial momento de ver compensada a sua actuação. No topo, Lanny Bassham (EUA), pronto a receber a medalha de ouro da prova de “carabina de pequeno calibre em três posições”, na prata Margareth Murdock (EUA), e no bronze Werner Seibold (RFA).


No preciso momento em que começa a soar o hino americano, o atleta laureado e declarado vencedor, num gesto rápido mas decisivo, amarra a atleta do segundo lugar e puxa-a para junto de si e ambos escutam o símbolo do seu país. Assim foi até ao fim, com o público surpreso mas encantado com o gesto.

Porquê?

No fim da disputa, dos muitos tiros de carabina, nas três posições impostas, de pé, de joelhos e deitados, o júri contabilizou os pontos dos atiradores e verificou um empate técnico nos dois primeiros, Lanny Bassham, um homem, e Margareth Murdock, uma mulher, por sinal ambos do mesmo país.

Decorriam as provas de tiro dos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976.

Após um exaustivo exame aos alvos de ambos, os juízes declararam Lanny Murdock como vencedor. De imediato este dirigindo-se aos homens que declararam o veredicto sugeriu que a medalha de ouro fosse repartida por ele e pela Margareth que tinha sido relegada para o segundo posto e na realidade, nenhum tinha sido melhor do que o outro!

Solicitação indeferida.

Insatisfeito acabou por se submeter à decisão dos juízes.

Este homem foi campeão mundial em 1974 e 1978, venceu por três vezes os Jogos Pan-Americanos e vinte e duas vezes campeão americano. Seria posteriormente a Director de Tiro da Selecção Americana aos Jogos Olímpicos. Criou uma empresa que promovia cursos de ensino de gestão ambiental para empresários e atletas, caso de alguns jogadores profissionais de golfe. Foi também criador de cavalos.

Aquela cena do pódio, uma atitude improvável nos tempos que correm!

 

Autor: ILÍDIO TORRES

Membro da Academia Olímpica

Comité Olímpico de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário