sábado, 2 de setembro de 2023

 

JOGOS OLÍPICOS DE TÓQUIO 1964

 

Lars Gunnar Kall e Stig Lennart Kall

O fair-play que superou o sabor da vitória



 

 

 

A partir de 1964, o Comité Olímpico Internacional tem, à sua disposição, um instrumento capaz de premiar todos aqueles que demonstrassem comportamentos, a todos os níveis raros e ligados ao que poderíamos apelidar de desportivismo – a filosofia que Pierre de Coubertin advogou inserida no verdadeiro espírito olímpico.

Devido a esse comportamento, já alguns foram premiados com tal distinção.

Lars Gunnar Kall e Stig Lennart Kall, dois velejadores suecos, irmãos e amantes do desporto, protagonizaram um dos mais extraordinários atos desse exemplo e espírito.

No decurso de uma prova olímpica, na modalidade de vela, entregues à tarefa de manobrar a sua embarcação como os demais, buscavam a melhor classificação, a fim de cortar a linha de chegada para vencer a regata - mais uns pontos a juntar para a classificação final.

Em determinado momento, foram confrontados com um inesperado acontecimento - acabavam de verificar que a equipa australiana, constituída por John de Dawe e Ian Winter, tinha naufragado, e a embarcação encontrava-se, completamente, virada. De imediato, os velejadores suecos tomaram consciência de que os seus adversários se encontravam numa situação muito perigosa a necessitar de ajuda imediata que não estava ao alcance da equipa de apoio oficial. Ma verdade, os australianos encontravam-se num momento, tremendamente, angustiante, um ainda a tentar vencer a força do mar e o outro agarrado à embarcação.


Os suecos alhearam-se completamente da prova que estavam a disputar e viraram o seu barco em direcção aos dois necessitados australianos que foram socorridos de imediato, primeiro o Winter e depois o Dawe, metidos no Hayama, o barco sueco.

O acto de coragem de ambos redundou na perda da regata mas na salvação dos australianos, apreciado em todo o mundo. A referida regata de qualificação iria ser vencida pela Nova Zelândia, seguida da Grã Bretanha e dos Estados Unidos.


Autor: ILÍDIO TORRES

Membro da Academia Olímpica de Portugal

Comité Olímpico de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário