sábado, 19 de agosto de 2023

 

JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS 1900

 

Maxwell Long

“Aplausos desviados”


 

 

 

Segundo os cânones hoje defendidos as três primeiras edições olímpicas estiveram muito aquém do desejado, muita desorganização e alguma bizarrice até.

Depois do início prometedor de Atenas, em 1896, os seguintes de Paris baralhados e integrados numa Exposição Universal, não estiveram isentos de uma certa onda de confusão.



Estamos na prova dos 400 metros disputada num clima de duelo entre franceses e americanos. Um atleta se destacou, o americano Maxwell Long que haveria de cortar a meta em primeiro lugar. Apesar da alegria da vitória mais entusiasmado ficou quando sentiu estar a ser ovacionado, um facto que acabaria por deixá-lo perplexo porque de imediato estranhou uma assistência francesa estar a aplaudir um atleta estrangeiro. Uns momentos mais e a confusão haveria de ser desfeita: o público assistente francês não estando a par da fisionomia dos atletas, percebeu que o que acabava de cortar a meta era francês porque usava uma camisa azul e branca – simplesmente, era a cor da Universidade Americana de Columbia ali estampada num atleta americano.

Quando o vencedor foi anunciado, aconteceu a deceção total e os aplausos terminaram ali mesmo porque Maxwell Long era na verdade um homem americano daí a improbabilidade de ser aplaudido.

Falta de desportivismo - Coisas de outrora!

 

Maxwell Long

 

Sem comentários:

Enviar um comentário